segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pais participativos.


"Pensa que só as mulheres têm variação de hormônios durante (e após) a gravidez? Pois um estudo da Universidade Bar-Ilan, de Israel, mostra que alterações hormonais também acontecem com os homens assim que eles se tornam pais, tornando-os mais carinhosos. De acordo com os pesquisadores, os responsáveis seriam os hormônios ocitocina e prolactina (liberados pela hipófise, no cérebro) - os mesmos que, na mulher, induzem o trabalho de parto e estimulam a produção de leite, respectivamente.

Você deve estar pensando: e as mudanças corporais que esses hormônios provocam? Mesmo com a prolactina, o homem não produz leite como a mulher por que, como explica Rogério Tuma, neurologista do Hospital Sírio-Libanês, o sistema nervoso controla os níveis do hormônio. “Tanto os homens quanto as mulheres que não amamentam têm prolactina. A diferença está no estímulo feito pela hipófise e também na sucção do bebê, que também estimula liberação de leite”, diz Tuma. Já a ocitocina, que ajuda a mulher no momento do parto, também é responsável por aumentar o nível de estresse. Assim, no homem, esse hormônio acaba se traduzindo em um sentimento de proteção da família.

Hoje em dia, com os pais cada vez mais participativos, pode ser difícil entender o papel da natureza nessa “transformação” de homem em pai. Mas ao pensar em uma época em que eles não eram tão próximos dos filhos, essas mudanças fisiológicas fazem sentido. “ Atualmente, essa descoberta pode ajudar o homem a entender melhor suas emoções. Ao saber que o processo é também biológico, ele vai perceber que é ‘normal’ se sentir de determinada maneira. Muitos, durante os nove meses, chegam a ter alterações de apetite, por exemplo, o que chamamos de ‘gravidez psicológica’”, explica o neurologista."
####################################################################
Não é por nada não viu meninas, mas meu marido Sérgio é bem participativo. Ele troca fralda, dá comidinha, dá banho, bota para dormir, entre outra coisitas mais.
Ah, sim, diga-se de passagem ele troca uma fralda melhor que eu, e desta forma me sinto bastante tranquila quando preciso sair e deixo Caio com o pai, sem falar que me canso menos também porque tenho a ajuda dele
Um beijo AMOR, obrigada por tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário