quinta-feira, 17 de junho de 2010

SAÙDE...Alimentação Materna.


Por que o bebê chora ao mamar: dor, fome, refluxo e outros problemas
Especialistas esclarecem os motivos pelos quais o bebê cai no choro na hora da amamentação.
Por Andreza Emília Marino
Amamentar deve ser um momento único entre mãe e filho – calmo, repleto de carinhos e trocas de olhares. Eis que todo esse clima de harmonia é quebrado quando o bebê desata a chorar compulsivamente. A mãe, seja ela de primeira viagem ou não, fica aflita por não saber exatamente a causa de tanto sofrimento. E o que era para ser algo extremamente prazeroso termina com a dupla nervosa e muito barulho.

De acordo com o pediatra e gastroenterologista infantil Joaquim Carlos Soares D’Azevedo, “o choro, sobretudo na hora da mamada, é a maneira de o bebê dizer que algo não está como ele quer. Nem sempre é grave, mas precisa ser avaliado”. Nesses casos, os pais devem observar e pedir a ajuda do pediatra toda vez que se sentirem inseguros. “Ele é o profissional mais indicado para tirar as dúvidas”, diz Eduardo Carlos Tavares, neonatologista e professor adjunto do departamento de pediatria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para ajudá-la nessa hora, listamos os principais motivos que levam a criança a abrir o berreiro no instante da amamentação.
1. Fome
É a grande campeã entre as causas e geralmente acontece devido a outro fator associado, como dor ou mamada incorreta. A criança se irrita por não conseguir mamar e chora pela frustração e pela fome propriamente dita. “Quanto mais tensa a mãe ficar, pior. Não adianta querer que ele mame se estiver chorando. O ideal é acalmá-lo primeiro e depois oferecer o peito”, aconselha José Claudionor da Silva Souza, neonatologista da maternidade Pro Matre Paulista.

1. Fome
2. Cólica
3. Dor
4. Má pega ou mau posicionamento na mamada
5. Mama muito cheia e dura
6. Reflexo de sugar fraco
7. Problemas no bico do seio
8. Refluxo
9. Mãe tensa ou estressada
10. Insuficiência ou diminuição da produção de leite
11. Cheiro ou alimentação da mãe
12. Nova gravidez
Beijoca,
Adriana Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário